sábado, 27 de julho de 2013

Brasil, Intituto Moreira Salles, Lartigue, etc

http://www.lartiguenoims.com.br/

"Jacques Henri Lartigue - A vida em movimento"

Bea Feitler e o “Diary of a century”


Nascida em 1938 no Rio de Janeiro, mudou-se aos 18 anos para estudar na New York School of Design. Na volta ao Brasil, fez trabalhos para a cultuada revista Senhor e para a Editora do Autor, que tinha Fernando Sabino e Rubem Braga entre os seus sócios. Em 1961, de volta a Nova York, foi contratada pela Harper’s Bazaar, revista em que ficou até 1972, realizando páginas marcantes e se aproximando do americano Richard Avedon, um dos fotógrafos mais importantes do século XX. Os dois – e Hiro, assistente de Avedon – se uniram no projeto Diary of a century, livro com fotos de Jacques Henri Lartigue extraídas de seus diários. Lartigue acompanhou todo o trabalho, iniciado em 1968 e lançado em 1970.


Entrevista de Lartigue a Hervé Guibert


Fotógrafo e escritor, Hervé Guibert (1955-1991) foi uma das sensações da vida intelectual francesa entre as décadas de 1970 e 1980. Em 1977, com menos de 23 anos, iniciou no Le Monde uma coluna sobre fotografia que até 1985 foi o posto-avançado para suas múltiplas atividades artísticas, que incluíam ainda teatro e cinema. Em 1990 revelou publicamente sua condição de portador do HIV, tema da trilogia Ao amigo que não salvou minha vida, O protocolo da paixão e O homem do chapéu vermelho. Em 2011 a Maison Européenne de la Photographie realizou a primeira retrospectiva da obra fotográfica de Guibert. A entrevista abaixo foi feita na época da exposição Le Passé Composé e publicada em 1985 no Le Monde.

Florette, Paris, 1944
( Os brasileiros têm um Instituto, Moreira Salles; nós temos um Centro (português) da Fotografia encarrilhado na Cadeia da Relação. O Camilo também esteve lá preso - por adultério ) 

BOM SITE dedicado a Lartigue

e também:

"As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960)"

"Fotolivros latino-americanos": Horácio Fernández fala sobre Fotolivros latino-americanos
http://youtu.be/9igO725jyDI


Fotógrafos em Ouro Preto 
De 1 a 4 de agosto de 2013: http://www.fotografosemouropreto.com.br/

Nos tempos recentes o IMS trouxe-nos notáveis exposições de Maureen Bisilliat (Maio 2011, Casa Fernando Pessoa - blog) e José Medeiros (Janeiro 2013, BES Arte & Finança e Museu das Telecomunicações)

Sem comentários:

Enviar um comentário