quinta-feira, 20 de março de 2014

1934, os álbuns oficiais

o Álbum fotográfico da 1ª Exposição Colonial Portuguesa, Porto, Litografia Nacional. Com clichés da casa Alvão (*B)
2

Album Comemorativo da Primeira Exposição Colonial Portuguesa


HENRIQUE GALVÃO
pref. Armindo Monteiro
ilust. Eduardo Malta

Porto, 1934; Litografia Nacional; 1.ª edição [única]; bilingue português / francês; 32,7 cm x 25,3 cm (álbum); 54 pág. + 28 folhas em extra-texto.
impresso a cor sobre papel superior; encadernação luxuosa em meia-francesa com cantos em pele, gravação a ouro na lombada, nos rótulos e nos remates da pele; por aparar, corte serrilhado, conserva as capas de brochura; exemplar muito estimado; miolo limpo, com os vegetais de protecção das estampas perifericamente oxidados. PEÇA DE COLECÇÃO 420,00 €
«A Exposição Colonial Portuguesa realizada na cidade do Porto, em 1934, visava todo o tipo de públicos, incluindo não letrado. Na linha de sucessão de outras congéneres realizadas na Europa (Marselha, 1922; Antuérpia, 1930; Paris, 1931), o evento português veicula mensagens com duplo sentido; para dentro do país, como valorização da dimensão civilizadora do projecto colonial, para o exterior, a demonstrar a inflexível defesa do projecto colonial e a pressa em educar a população metropolitana para o desígnio e vasto Império Colonial Português. A Exposição orientava-se para uma “lição de colonialismo”, pelo sensorial, reconstituindo aldeias e imagens dos humanos nelas (como zoológicos humanos). [...]» (Luísa Marroni, «“Portugal não é um país pequeno”. A lição de colonialismo na Exposição Colonial do Porto de 1934», Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2013)
Peça de invulgar elegância gráfica.
pedidos para: pcd.frenesi@gmail.com

#
A exp. deu origem tb ao
Álbum-Catálogo oficial, O Império Português na Primeira Exposição Colonial Portuguesa realizada no Palácio de Cristal do Porto de Junho a Setembro de ano de 1934, Porto, Tipografia Leitão. (citado em Patrícia Ferraz de Matos, As Cores do Império, ICS 2006)

e aos 2 volumes: Trabalhos do 1º Congresso Nacional de Antropologia Colonial, Porto Setembro 1934, por iniciativa da Sociedade Portuguesa de antropologia e Etnologia. Edições da 1ª Exposição Colonial Portuguesa - Porto 1934. (*B)
E vários outros congressos se realizaram na ocasião.

BIBLIOGRAFIA

Luísa Marroni*1. “Portugal não é um país pequeno”. A lição de colonialismo na Exposição Colonial do Porto de 1934. R E S U M O. A Exposição Colonial ...

COLÓQUIO INTERNACIONAL CONHECIMENTO E CIÊNCIA COLONIAL
Lisboa, 26-29 de novembro de 2013

O Porto dos anos 30–A Exposição Colonial 1934 , blog Do Porto e não só...

Viktoriya Zoriy | Ciências da Ciências da Comunicação

Figueiredo, F. A. C. d., 2006. Nacionalismo e Pictorialismo na Fotografia Portuguesa na 1ª metade do século XX: 
o caso exemplar de Domingos Alvão. [Online]

Sem comentários:

Enviar um comentário